quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Câmara Escura de Orifício

A CÂMARA ESCURA DE ORIFÍCIO

A câmara escura de orifício é um objeto totalmente fechado, com as paredes opacas e com um pequeno orifício em uma das faces. Ao colocarmos um pequeno objeto luminoso ou iluminado em frente à câmara, podemos observar a imagem formada na parede oposta ao orifício. Essa imagem é uma imagem real e invertida. 


O olho humano se comporta como uma câmara escura de orifício, onde a luz entra pela íris, e o orifício central é a pupila. Ao penetrar a pupila, a luz chega à região oposta chamada de retina, onde a imagem é formada. Essa imagem, assim como na câmara escura, é invertida. 
Na câmara escura, quanto menor for o orifício, mais nítida será a imagem formada pela câmara.


CONSTRUINDO UMA CÂMARA ESCURA

A construção de uma câmara de orifício é bastante simples. Você vai precisar de: 
1 lata de leite em pó 
1 pedaço de papel vegetal 
1 tesoura 
1 prego 
1 martelo 
1 tudo de cola de papel 
1 vela 

Faça um furo com o prego no fundo da lata. 
Recorte o papel vegetal com diâmetro de aproximadamente 1 cm maior do que o diâmetro da abertura da lata. 
Cole o papel vegetal na abertura (no lugar da tampa). Está pronta sua Câmara Escura de Orifício. 

Em um quarto escuro, acenda a vela e posicione sua câmara, com o orifício voltado para a vela, e veja o resultado. 
Lembre-se de utilizar um prego bem fino para furar a lata. Assim a imagem formada pela câmara será mais nítida. 

 



Olho humano

O olho humano é um sistema óptico complexo, formado por vários meios transparentes além de um sistema fisiológico com inúmeros componentes.
Todo o conjunto que compõe a visão humana é chamado globo ocular.

A luz incide na córnea e converge até a retina, formando as imagens.
Para esta formação de imagem acontecem vários fenômenos fisiológicos, no entento, para o estudo da óptica podemos considerar o olho como uma lente convergente, com distância focal variável. Sendo representado:

Tal representação é chamada olho reduzido, e traz a representação das distâncias entre a córnea e a lente e entre a lente e a retina, sendo a última a distância da imagem produzida em relação a lente (p').



Como funciona a câmera fotográfica digital 
ImprimirE-mail
Escrito por Newton C. Braga   
Da mesma forma que o CD tornou as fitas cassetes obsoletas, as câmeras fotográficas digitais estão tornando produto de gerações passadas as fotografias tiradas com filmes tradicionais. Com muito maior capacidade de fotos, maior nitidez em alguns casos e até mesmo a possibilidade de se editar a foto, as câmeras digitais são as preferidas para os trabalhos de editoração, usadas por repórteres e em muitas outras aplicações onde a câmera tradicional já está suplantada. Veja neste artigo como funcionam essas câmeras.
Numa câmera fotográfica comum, temos um sistema de lentes, um obturador e um filme colocado num compartimento à prova de luz, conforme mostra a figura 1.

O processo da fotografia a filme.
O processo da fotografia a filme.

Quando apontamos a câmera para a imagem a ser registrada e apertamos o disparador, por um instante o obturador abre deixando a imagem focalizada projetar sobre o filme.
Esse filme (negativo) é recoberto por sais de prata que são sensíveis à luz. Assim, os pontos de claros e escuros (e as cores) vão sensibilizar os grãos correspondentes fazendo-os mudar de características químicas.
Quando esse filme é revelado, colocado numa substância química apropriada, a tonalidade que cada grão assume depende da quantidade de luz que ele recebeu no momento do registro da imagem. Temos então a formação do negativo da imagem, conforme mostra a figura 2.

O antigo processo de revelação fotográfica.
O antigo processo de revelação fotográfica.

A partir desse negativo pode-se então obter a foto final por um processamento que a imprime em papel especial. Trata-se de um processo não muito simples, mas bastante eficiente permitindo o registro de imagens, uma definição serão tanto maior quanto mais fina for a granulação do filme.
Para o registros de imagens na forma digital temos um processo totalmente diferente que não envolve negativos, substâncias químicas ou a necessidade de revelação. Vejamos como isso funciona.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário